quarta-feira, 16 de abril de 2025

Interior do Ceará - Secretário e organizadores de 'UFC' clandestino são denunciados pela morte de lutador


Dois organizadores e o ex-secretário de Esportes de Jijoca de Jericoacoara foram denunciados, nesta terça-feira (15), pela morte de João Victor Penha, de 23 anos. O jovem morreu após sofrer uma parada circulatória devido a um traumatismo craniano causado em uma luta do “UFC Jeri” (veja no vídeo acima), evento clandestino de luta realizado em 2023. As informações foram compartilhadas pelo Ministério Público do Ceará.

Os três homens foram denunciados por homicídio culposo. O evento aconteceu no dia 7 de outubro de 2023. No dia seguinte, João Victor foi hospitalizado em Sobral, na região norte do Ceará. Dois dias depois, ele morreu.

Para o MP, houve negligência por parte dos organizadores Pedro Henrique Rodrigues do Nascimento e Natanael William de Queiroz Sousa, que não seguiram critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional do Boxe (CNB) e outras entidades oficiais, criando um risco fatal para os esportistas.

O órgão ministerial disse que as irregularidades incluíram ausência de supervisão qualificada (árbitro sem registro), falta de equipamentos de proteção (protetores bucais, de cabeça e de ringue), uso de força excessiva (não havia distinção de categoria entre os lutadores) e ausência de exames médicos obrigatórios para os participantes.

*G1.