Uma mulher foi surpreendida ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Fortaleza com 57 canetas Mounjaro ocultas entre roupas e imagens de santos. A apreensão ocorreu na última segunda-feira, 21 de abril, em um voo proveniente de Portugal.
O Mounjaro é um medicamento injetável cujo princípio ativo é a Tirzepatida, aprovado pela Anvisa para o tratamento do diabetes tipo 2. No entanto, devido à sua ação sobre hormônios relacionados à digestão e saciedade, o medicamento tem sido procurado por muitas pessoas em busca de perda de peso.
Entre os dias 19 e 21 de abril, a Inspetoria da Receita Federal apreendeu mais de 300 canetas de Mounjaro no aeroporto. Até o momento, ninguém foi preso em decorrência das apreensões.
No sábado, 19 de abril, um passageiro vindo da Holanda foi flagrado com 45 canetas escondidas no forro de sua mala.
Na sexta-feira, 18 de abril, agentes da Receita Federal apreenderam 200 canetas que estavam com um passageiro que desembarcou em Fortaleza em um voo doméstico vindo de São Paulo.
De acordo com a Receita Federal, os medicamentos apreendidos não possuíam a devida declaração ou autorização sanitária e, portanto, serão destruídos.