segunda-feira, 9 de junho de 2025

Primeira etapa do campus ITA Ceará deve ser entregue em 2026



As obras da primeira etapa do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza, no Ceará, receberam a visita de autoridades nesta segunda-feira (9). O governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, inspecionaram o andamento dos trabalhos, que têm previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026.

A construção, localizada na Base Aérea de Fortaleza, representa um marco para a educação e o desenvolvimento tecnológico do estado. A primeira etapa, com investimento de R$ 70,9 milhões, envolve a construção de dois blocos com três pavimentos cada: um para alojamentos e outro para o bloco de Engenharia, onde funcionarão salas de aula e laboratórios.

Avanço das Obras

A execução da estrutura de concreto dos prédios já alcançou um progresso significativo:

Bloco de Engenharia: 50% da estrutura concluída.

Bloco de Alojamentos: 75% da estrutura concluída.

Atualmente, os serviços em andamento nos dois prédios incluem a execução de paredes, escadas, chapisco e cobogós no pavimento térreo. As próximas etapas serão as instalações e a concretagem da laje do 2º pavimento.

O ministro Camilo Santana destacou a importância do projeto: "Agradecer ao presidente Lula pela decisão de trazer esse importante equipamento para o Ceará. Vai ser um grande centro para desenvolver pesquisa, tecnologia e atrair grandes empresas para o Nordeste brasileiro".

O governador Elmano de Freitas ressaltou o impacto do ITA: "Aqui teremos gente sendo formada com muita qualidade, e ao mesmo tempo com muita pesquisa em áreas estratégicas para o Ceará, como Energias e Engenharia de Sistemas, além do desenvolvimento de empresas e negócios".

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, enfatizou a transformação que a obra trará: "A obra está sendo acelerada para transformar a vida dos cearenses. Sonhos serão realizados por meio desta ação concreta do Governo Federal".

Também está prevista uma segunda etapa, que incluirá reformas nas edificações existentes na Base Aérea de Fortaleza e a implantação de infraestrutura viária, elétrica e hidrossanitária.

Atualmente, o canteiro de obras conta com trabalhadores diretos, com projeção de chegar a 250. O servente Antônio José da Silva, de 60 anos, que já trabalhou em outras grandes obras no Ceará, como a Arena Castelão e o Centro de Formação Olímpica (CFO), expressou seu orgulho em participar do projeto.

*CN7