As chuvas concentraram-se principalmente nas seguintes macrorregiões:
Maciço de Baturité
Litoral de Fortaleza
Jaguaribana
Sertão Central e Inhamuns
Para esta terça-feira, a Funceme prevê céu variando de nublado a parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas isoladas, curtas e fracas em todas as macrorregiões. As precipitações são influenciadas pela atuação do Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL), além de fatores locais como relevo, temperatura, umidade e o sistema de brisa.
Na quarta-feira, 30 de julho, espera-se uma redução da cobertura de nuvens devido à dissipação do DOL. No entanto, ainda há possibilidade de chuvas dispersas e breves em todo o Estado, com intensidade fraca. Durante a madrugada e o início da manhã, as chuvas devem ocorrer principalmente nas macrorregiões do Cariri, Sertão Central, Inhamuns, Jaguaribana, Maciço de Baturité e na faixa litorânea. Já no período da tarde e à noite, as precipitações tendem a se concentrar no interior, com ausência de chuvas na zona costeira.
De acordo com a Funceme, as temperaturas mínimas devem variar entre 16°C e 19°C nas macrorregiões do Cariri, sul e oeste do Sertão Central, Inhamuns, Ibiapaba e Maciço de Baturité. As máximas podem atingir valores entre 34°C e 35°C na Jaguaribana, Sertão Central, Inhamuns e Litoral Norte nesta terça-feira. A expectativa é de que as temperaturas máximas aumentem, podendo chegar a 34°C e 36°C a partir de quarta e quinta-feira, 31 de julho.
Além disso, a velocidade máxima do vento pode atingir cerca de 50 km/h na faixa litorânea e em regiões de serra.
As dez maiores chuvas registradas por posto no dia foram:
Local
Posto
Precipitação (mm)
Morada Nova
Posto (MORADA NOVA)
58 mm
Itapiúna
Posto (ITAPIUNA)
40 mm
Itapiúna
Posto (FAZENDA BOA VISTA)
40 mm
Capistrano
Posto (CAPISTRANO)
39 mm
Fortaleza
Posto (MARAPONGA)
38 mm
Aratuba
Posto (CAMARAO)
35 mm
Guaramiranga
Posto (GUARAMIRANGA)
32,6 mm
Limoeiro do Norte
Posto (LIMOEIRO DO NORTE)
31 mm
Madalena
Posto (FAZENDA VARZEA ALEGRE)
31 mm
Fortaleza
Posto (DEFESA CIVIL DE FORTALEZA)
30,2 mm
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO
