O prazo para se inscrever na primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) foi prorrogado até o dia 30 de julho, próxima quarta-feira. Os interessados devem realizar a inscrição por meio do Sistema PND. O prazo para solicitar atendimento especializado ou o uso de nome social também foi estendido para a mesma data. Já o prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 1º de agosto.
A aplicação da prova está mantida para o dia 26 de outubro.
Estão aptos a participar estudantes habilitados e devidamente inscritos no Enade 2025 por suas instituições de ensino. Eles devem acessar o sistema da PND, preencher os dados solicitados e concluir a inscrição.
Além dos concluintes do Enade, a PND está aberta a todos os profissionais com formação em cursos de licenciatura que tenham interesse em participar de concursos e processos seletivos promovidos por órgãos da União, estados, Distrito Federal e municípios que adotem o resultado da avaliação como etapa de admissão.
A PND faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, instituído pelo Decreto nº 12.358/2025, e visa fortalecer a formação docente, incentivar o ingresso de novos profissionais no ensino público e valorizar o magistério com oportunidades de desenvolvimento contínuo.
O programa prevê alcançar 2,3 milhões de docentes em todo o país e inclui ações como:
Bolsa Mais Professores
Pé-de-Meia Licenciaturas
Portal de Formação
Parcerias com bancos públicos e ministérios para valorização profissional
Até o momento, 22 unidades da Federação e 1.508 municípios aderiram à Prova Nacional Docente, incluindo 18 capitais. As redes de ensino que participam da iniciativa poderão utilizar o exame como etapa única ou complementar em seus concursos públicos e seleções simplificadas para contratação de professores.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Agência Gov EBC