Na manhã desta terça-feira (8 de julho), o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (Procap), lançou a operação "Overclean". A ação visa investigar suspeitas de superfaturamento em contratos de limpeza pública da Prefeitura de Farias Brito.
A operação contou com o apoio de promotores de Justiça e do Departamento Técnico Operacional (DTO) da Polícia Civil do Ceará (PCCE). Durante a ofensiva, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Farias Brito, Caririaçu e Juazeiro do Norte.
A Procap investiga não apenas o superfaturamento, mas também a inexecução contratual na prestação de serviços de limpeza pública, em um contrato que envolve valores de R$ 7.732.054,20 até a presente data. Além disso, o MPCE apura a suspeita de outros crimes, como peculato, falsidade ideológica e associação criminosa.
Os mandados foram cumpridos em imóveis residenciais de agentes públicos e empresários, bem como nas sedes da Prefeitura de Farias Brito e de empresas investigadas. A ação resultou na apreensão de valores em dinheiro, equipamentos eletrônicos e documentos.
As ordens judiciais foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE) e são parte de um procedimento investigatório criminal que tramita na Procap.
*CN7