segunda-feira, 21 de julho de 2025

Previsão do tempo: chuvas fracas no Ceará até terça-feira, 22



A previsão do tempo para o Ceará indica a possibilidade de chuvas fracas e isoladas nas madrugadas até esta terça-feira, 22. As macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e Jaguaribana devem ser as mais afetadas, com precipitações passageiras e de baixa intensidade.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as temperaturas máximas podem atingir 38 °C e a expectativa é de pouca chuva até o próximo domingo, 20.

Centro-Sul: As regiões do Cariri, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns apresentam baixa viabilidade de chuvas dispersas, que estavam previstas para a madrugada desta segunda-feira, 21.

Região Metropolitana de Fortaleza (RMF): As condições atmosféricas permanecem estáveis, mas há uma leve chance de chuvas isoladas nas madrugadas até terça-feira. Durante o dia, o céu deve alternar entre poucas nuvens e céu limpo.

A baixa frequência de chuvas é atribuída ao avanço de pequenas áreas de instabilidade que vêm do leste da Região Nordeste, além de fatores locais como brisa, relevo e a interação entre temperatura e umidade.

A previsão de ventos sugere velocidades médias entre 18 km/h e 36 km/h, com rajadas na RMF. Nas últimas 24 horas, Jaguaribe registrou a temperatura máxima de 36,3 °C, enquanto Aiuaba teve a mínima de 16,4 °C.

Das 7 horas do domingo, 20, às 7 horas desta segunda-feira, choveu em nove municípios do Ceará. Os dados de precipitação são os seguintes:

Localidade

Precipitação (mm)

Fortaleza (Posto Defesa Civil)

11,8

Fortaleza (Posto Caça e Pesca)

5,6

São Gonçalo do Amarante (Posto Santo Amaro)

4,2

Maracanaú (Posto Maracanaú)

2,0

Pedra Branca (Posto Capitão Mor)

2,0

Tururu (Posto Tururu)

1,4

Tauá (Posto Vera Cruz)

1,2

Quixeré (Posto Quixeré)

1,0

Redenção (Posto Açude Acarape do Meio)

0,6

Icó (Posto Icó)

0,2

As chuvas foram registradas principalmente nos litorais de Fortaleza e Pecém, no Sertão Central e Inhamuns, no Maciço de Baturité e na Jaguaribana. A capital cearense foi a que apresentou o maior índice de precipitação.

*O Povo