Nesta terça-feira, 5 de agosto de 2025, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) retornou ao funcionamento no Plenário 13 de Maio, iniciando o segundo semestre legislativo com mudanças aprovadas no Regimento Interno da Casa.
Uma das principais alterações determina que, a partir de agora, as sessões de quarta-feira serão totalmente presenciais— sem a opção de participação remota — enquanto às terças e quintas mantêm formato híbrido, permitindo a presença física ou virtual dos parlamentares. Além disso, pedidos de verificação de quórum só serão aceitos com presença física em plenário.
O formato de discursos também foi reformulado. No primeiro expediente, serão nove oradores, com tempo de até 10 minutos por fala, definidos por ordem alfabética — reiniciando a sequência quando todos os deputados tiverem participado. No segundo expediente, serão seis oradores inscritos por ordem cronológica, também com até 10 minutos de fala cada. De acordo com o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), o objetivo das mudanças é dar espaço democrático aos 45 deputados, organizando melhor o tempo de fala e promovendo previsibilidade para o mandato parlamentar.
Com esse novo modelo, a Assembleia busca aprimorar sua dinâmica interna e ampliar a participação dos parlamentares nas deliberações, fortalecendo a representatividade no Legislativo estadual.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O POVO e O Estado.