quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Ceará recebe 23 Unidades Odontológicas Móveis para ampliar atendimento em comunidades vulneráveis

 

O Governo Federal entregou 23 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) ao Ceará, beneficiando 21 municípios, entre eles Crateús e Tauá. A iniciativa integra o Novo PAC Saúde e soma R$ 8,73 milhões em investimentos, com o objetivo de ampliar o acesso a serviços odontológicos em regiões de difícil alcance. Cada unidade tem capacidade para atender cerca de 3,5 mil pessoas.

Os equipamentos vão reforçar o atendimento em comunidades rurais, indígenas, quilombolas, assentamentos e demais populações em situação de vulnerabilidade. No total, 400 municípios brasileiros foram contemplados na primeira etapa do programa, que prevê 400 unidades nesta fase inicial, com impacto estimado em 1,4 milhão de pessoas em todo o País.

No Nordeste, serão 207 unidades, representando um investimento de R$ 78,6 milhões. Nacionalmente, a previsão é chegar a 800 unidades até dezembro de 2025, alcançando 2,8 milhões de brasileiros. Além de Crateús e Tauá, cidades como Quixeramobim, Canindé, Santa Quitéria e Amontada também foram contempladas no Ceará.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do CN7