terça-feira, 12 de agosto de 2025

Evasão escolar como prioridade de Estado: Lula destaca o programa Pé-de-Meia em premiação do MEC


Na tarde de 11 de agosto de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conduziu a entrega do Prêmio MEC da Educação Brasileira, no Palácio do Planalto, reconhecendo 116 projetos de estudantes, escolas, municípios e estados que se destacaram em práticas de inclusão, desempenho no Ideb e no Enem, educação integral, alfabetização e políticas de permanência escolar.

Durante o evento, Lula declarou que “evasão escolar é um problema do governo, do Estado”, enfatizando que a responsabilidade pela educação não pode ser delegada à família ou à religião. Para combater esse desafio, mencionou o lançamento do programa Pé‑de‑Meia, que atua como uma poupança para estudantes de baixa renda do ensino médio, inscritos no CadÚnico, incentivando a conclusão dos estudos.

O presidente também destacou que “não é possível fazer [educação] de graça. Ela custa”, sublinhando a necessidade de investimentos em infraestrutura, laboratórios e em valorização dos professores. 

Além disso, falou sobre a articulação com estados e municípios para alcançar até 2030 a meta de alfabetizar 80% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com Agência Brasil.