domingo, 17 de agosto de 2025

Ex-delegado de cidade do interior do Ceará é condenado por liberar veículos apreendidos sem autorização judicial


O ex-delegado de Santa Quitéria, José Milson Teixeira e Pinho, foi condenado ao pagamento de uma multa de R$ 10 mil por improbidade administrativa. A decisão resulta de uma ação movida pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), que apontou diversas irregularidades cometidas durante sua gestão na delegacia do município.

Segundo o MPCE, o ex-delegado autorizou a liberação de veículos apreendidos sem ordem judicial, incluindo um automóvel envolvido em um homicídio culposo no trânsito. O procedimento irregular comprometeu o andamento da ação penal.

Irregularidades constatadas

Devolução de bens apreendidos sem autorização judicial;

Registros vagos e irregulares nos livros de controle;

Liberação de veículos identificados apenas pelo modelo, sem inquérito ou perícia.

A ação civil pública foi ajuizada em 28 de maio de 2014, e a condenação foi divulgada na última quinta-feira (14).

Durante inspeção realizada pela Promotoria, foram identificados ainda problemas graves na gestão da unidade policial. A delegacia apresentava sinais de abandono, com veículos apreendidos em mau estado e sem controle adequado de entrada e saída.

Armas e equipamentos foram encontrados no chão do gabinete do delegado, sem registro de envio ou recebimento para perícia. Além disso, objetos apreendidos estavam sem vínculo com investigações, boletins de ocorrência arquivados sem encaminhamento e até bebidas alcoólicas foram localizadas no gabinete funcional.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 Ceará