domingo, 10 de agosto de 2025

Idosa é resgatada após 37 anos em trabalho doméstico análogo à escravidão no Cariri



Uma idosa de 61 anos, natural do Piauí, foi resgatada de situação análoga à escravidão em uma residência rural do município de Crato, no Cariri cearense. A vítima, que estava no local há 37 anos, não tinha contato com a família e nunca recebeu salário, férias ou folgas. A operação de resgate ocorreu no dia 15 de julho e contou com a participação de auditores fiscais do trabalho, Polícia Federal, Ministério Público do Trabalho e Centro de Referência de Direitos Humanos do Crato.

A idosa trabalhava de domingo a domingo, das 5h às 22h, realizando tarefas domésticas como varrer, lavar roupas, cozinhar e cuidar de animais. Após o expediente, ainda auxiliava nos cuidados de outra idosa. Ela não possuía quarto ou banheiro privativo, dormindo no mesmo cômodo que sua empregadora.

Após o resgate, a vítima recebeu a guia do Seguro-Desemprego Especial do Trabalhador Resgatado, garantindo três parcelas de um salário mínimo. A família que a mantinha em trabalho análogo à escravidão foi notificada para pagamento das verbas rescisórias, mas até o momento não houve quitação, e não há registros de prisões. O Ministério Público do Trabalho irá tomar as medidas cabíveis para garantir os direitos da idosa.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 Ceará