quarta-feira, 27 de agosto de 2025

INSS vai exigir biometria de beneficiários a partir de novembro de 2025


A partir de novembro de 2025, todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que comprovar identidade por meio de biometria. A exigência valerá tanto para quem já recebe aposentadorias, pensões e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), quanto para novos solicitantes. A medida foi definida pela Lei 15.077/24 e pelo Decreto 12.561/25, com o objetivo de modernizar os serviços, reduzir fraudes e agilizar os processos.

O procedimento poderá ser feito por reconhecimento facial ou impressão digital, utilizando bases já existentes do gov.br, CNH, TSE, Detran e Caixa. A tradicional prova de vida também passará a ser realizada dessa forma, presencialmente em agências do INSS e CRAS ou de forma digital pelo aplicativo Meu INSS/Gov.br. Quem já possui biometria vinculada a documentos como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), carteira de motorista ou título de eleitor poderá ter a validação automática.

Durante a fase de adaptação, nenhum beneficiário será prejudicado, mas, após a implantação definitiva, quem não realizar o procedimento poderá ter pagamentos suspensos ou benefícios cancelados. Segundo o governo, a mudança vai trazer mais segurança, reduzir pagamentos indevidos e facilitar o acesso aos serviços digitais, tornando o sistema mais confiável e eficiente.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do GCMAIS