O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, na noite desta terça-feira (12), a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões voltada a exportadores brasileiros impactados pelo aumento de 50% nas tarifas de importação aplicadas pelo governo de Donald Trump. A medida será formalizada por meio de uma Medida Provisória (MP), que deverá ser assinada nesta quarta-feira (13).
Em entrevista ao programa O É da Coisa, apresentado pelo jornalista Reinaldo Azevedo na rádio BandNews, Lula afirmou que o valor representa um primeiro passo para mitigar as perdas das empresas no mercado internacional. “R$ 30 bilhões é o começo. Você não pode colocar mais, porque ainda não sabe quanto será necessário”, declarou.
Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia confirmado a proposta, ressaltando que faltava apenas definir valores e procedimentos. Segundo Lula, além do crédito, o governo buscará novos mercados para os produtos brasileiros afetados pelas tarifas americanas. “Ninguém vai ficar desamparado. Vamos cuidar dos trabalhadores dessas empresas e procurar alternativas de exportação”, afirmou.
*Da redação do Blog do Farias Júnior, com informações da Diário do Nordeste.
*Foto: Agência Brasil/Antônio Cruz.