segunda-feira, 4 de agosto de 2025

Primeira caneta contra obesidade fabricada no Brasil chega às farmácias nesta segunda-feira (4)



A partir desta segunda-feira, 4 de agosto, a primeira caneta contra obesidade com fabricação 100% nacional começa a ser vendida nas farmácias brasileiras. Desenvolvido pela farmacêutica EMS, o medicamento injetável batizado de Olire tem como princípio ativo a liraglutida, substância utilizada no controle da obesidade.

Além da Olire, a EMS também lançou a Lirux, caneta voltada para o tratamento do diabetes tipo 2. Ambos os produtos fazem parte de uma nova linha de medicamentos análogos de GLP-1 desenvolvidos e produzidos no Brasil.

Com aprovação da Anvisa no final de dezembro de 2024, a farmacêutica se tornou a primeira indústria brasileira a ingressar no competitivo mercado global dos análogos de GLP-1. Os preços devem começar a partir de R$ 307,26, e a empresa destaca que os produtos não são genéricos.

A expectativa da EMS é fabricar 200 mil canetas ainda em 2025, com previsão de chegar a mais de 500 mil unidades nos próximos 12 meses. Já para 2026, a farmacêutica planeja lançar versões com semaglutida, cuja patente expira no Brasil no próximo ano.

A chegada desses medicamentos representa um avanço significativo no combate à obesidade e ao diabetes, com maior acesso e produção nacional.

Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1 Ceará