A Enel Distribuição Ceará fez um novo alerta sobre os riscos de queimadas perto da rede elétrica. De acordo com dados levantados pela companhia, o estado registrou 31.276 focos de incêndio em 2024, sendo que 26.908 — ou 86% do total — ocorreram no segundo semestre, período mais crítico do ano por conta do calor intenso, baixa umidade e ventos fortes.
Os municípios com maior número de ocorrências foram São Gonçalo do Amarante, Boa Viagem, Crateús, Granja e Itapipoca. A concessionária reforça que as queimadas próximas à fiação podem provocar quedas de energia, danos à infraestrutura elétrica e riscos à segurança da população.
Para prevenir acidentes, a Enel informou que mantém uma central de monitoramento em tempo real, operando 24 horas por dia com imagens de satélite e informações meteorológicas em parceria com a Climatempo. A empresa recomenda que os terrenos sejam mantidos limpos, que se evite qualquer tipo de queimada perto da rede e lembra ainda que soltar balões é crime, com potencial de causar incêndios de grandes proporções.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com assessoria da Enel.
