O Governo do Ceará anunciou a destinação de R$ 20 milhões em subvenções econômicas para empresas exportadoras impactadas pelo tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros. O crédito extraordinário foi autorizado em decreto assinado pelo governador Elmano de Freitas e publicado no Diário Oficial do Estado dessa quarta-feira (10).
O recurso reforça o orçamento da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, que ficará responsável pelos pagamentos às empresas. A medida tem como objetivo mitigar os prejuízos causados pelo aumento tarifário e garantir a manutenção dos empregos. Como metade das exportações cearenses têm os EUA como destino, o estado está entre os mais atingidos pela decisão do governo norte-americano.
A concessão de subvenções econômicas permite que recursos públicos sejam aplicados diretamente nas empresas sem necessidade de reembolso. O decreto se baseia na situação de emergência decretada em setembro, que autoriza o uso da reserva de contingência para ações de apoio ao setor produtivo.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Diário do Nordeste