DIA INTERNACIONAL DA MULHER INDÍGENA
Celebra-se hoje o dia Internacional da Mulher Indígena como ato de resistência e combate ao racismo em meio aos desafios em que a mulher enfrenta na sociedade atual como lugar de pertencimento. Essa data é alusiva a morte de Bartolina Sisa, uma mulher indígena da etnia aimará, que liderou revoltas contra o domínio espanhol na América Latina e foi assassinada pelas forças imperiais na região do Alto Peru (atual Bolívia).
Assim retrata uma luta coletiva que perpassa pelos vários países, principalmente da América Latina. As mulheres indígenas desempenham um papel fundamental no seio familiar, nas comunidades e na vida de seu povo.
Sabemos que no Brasil as mulheres indígenas participam de debates sobre as questões de gênero por serem vitimas de violação de direitos, são atuantes na defesa do direito à terra, proteção do meio ambiente, educação, saúde e cidadania. São firmes no desejo de manter a cultura, tradições e espiritualidade das suas etnias e ocupam os mais diversos espaços da sociedade. Enquanto cidadãos, nos cabe respeitar, somar nossa voz em defesa das mulheres indígenas que são “guerreiras” não no sentido literal da palavra, mas como força e determinação. Avancemos! Parabéns a todas as mulheres indígenas!