quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Direção da Câmara decide pedir suspensão do mandato de deputados envolvidos em motim


A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decidiu, nesta segunda-feira (22), encaminhar ao Conselho de Ética pedidos de suspensão contra três parlamentares envolvidos no motim que paralisou os trabalhos da Casa na última semana. As representações foram formalizadas nesta terça-feira (23).

Os deputados Marcos Pollon (PL-MS), Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) são os alvos das queixas disciplinares. Pollon poderá enfrentar duas punições: suspensão de 90 dias por declarações difamatórias contra a cúpula da Câmara e mais 30 dias por impedir o acesso do presidente em exercício, Hugo Motta, à cadeira da presidência. Já van Hattem e Zé Trovão foram indicados para suspensão de 30 dias cada, pela mesma conduta de obstrução.

A decisão segue o parecer do corregedor Diego Coronel (PSD-BA), apresentado na sexta-feira (19). Para o deputado, os três parlamentares tiveram os comportamentos mais graves durante os episódios investigados, o que justificaria a adoção de sanções disciplinares mais rígidas.

O envio ao Conselho de Ética foi aprovado pela direção da Câmara, com assinatura de todos os integrantes da Mesa Diretora, exceto os vice-presidentes Altineu Côrtes (PL-RJ) e Elmar Nascimento (União-BA), que se abstiveram do ato. O colegiado será responsável por analisar os pedidos e definir eventuais punições.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do G1.