O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) confirmou, nesta terça-feira (9), a realização de eleições suplementares em Santa Quitéria e Barroquinha, marcadas para o dia 26 de outubro. A decisão foi relatada pelo desembargador Luciano Nunes Maia Freire e aprovada de forma unânime pelo pleno do Tribunal, em conformidade com o calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As novas disputas eleitorais decorrem de decisões judiciais que cassaram as chapas eleitas em 2024. Em Santa Quitéria, o prefeito reeleito Braguinha (PSB) perdeu o mandato e cumpre prisão domiciliar em Fortaleza, acusado de ligação com facção criminosa. Já em Barroquinha, o TSE manteve a cassação do prefeito Jaime Veras e da vice Carmem Lúcia, ambos do PSD, por irregularidades na utilização de recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha.
Além da definição do pleito suplementar, o TRE-CE também determinou a retotalização dos votos para vereador em Barroquinha, marcada para o dia 11 de setembro, no Cartório Eleitoral de Chaval. A medida foi necessária após a cassação de cinco parlamentares do PSD, o que pode alterar a composição da Câmara Municipal.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo