domingo, 21 de setembro de 2025

Em todo o país, atos contestam a anistia e a “PEC da Blindagem” neste domingo (21)


Manifestações ocorrem em dezenas de cidades brasileiras neste domingo (21) contra o projeto de anistia a condenados pelos ataques de 8 de janeiro e contra a chamada “PEC da Blindagem”, aprovada pela Câmara na última terça (16). Segundo reportagens de O POVO e da Agência Brasil, os protestos estavam marcados em ao menos 30 cidades e 22 capitais. Já levantamentos de imprensa especializada falam em 44 atos nas 27 capitais.

Os organizadores afirmam que a mobilização reúne frentes e movimentos sociais, centrais sindicais e parlamentares, com a participação de artistas em grandes capitais. No Rio de Janeiro, o palco é Copacabana (Posto 5), às 14h; em São Paulo, o ato ocorre no MASP, na Av. Paulista, às 14h. Programações musicais também foram anunciadas em cidades como Salvador e Brasília.

Apelidada por críticos de “PEC da Bandidagem”, a PEC 3/2021 altera regras para processos criminais contra deputados e senadores ao exigir autorização prévia da Casa (Câmara ou Senado) para que o STF abra ação penal, além de ampliar garantias e prerrogativas dos parlamentares; versões do texto também preveem voto secreto em certas deliberações. Juristas têm apontado que a proposta dificulta investigações e responsabilização de congressistas.

Além da PEC, os atos também miram o projeto de anistia a envolvidos nos eventos de 8 de janeiro, cuja votação foi acelerada na Câmara ao longo da semana. Para os manifestantes, a medida abriria caminho para a impunidade; já defensores do pacote alegam necessidade de “pacificação”.

Capitais com atos e horários divulgados pelos organizadores

• São Paulo (SP) – MASP, 14h

• Rio de Janeiro (RJ) – Copacabana (Posto 5), 14h

• Belo Horizonte (MG) – Praça Raul Soares, 9h

• Porto Alegre (RS) – Arcos da Redenção, 14h

• Salvador (BA) – Morro do Cristo, 9h

• Recife (PE) – Rua da Aurora, 14h

• Fortaleza (CE) – Estátua de Iracema Guardiã, 15h30

• Brasília (DF) – Museu da República, 9h

(entre outras cidades anunciadas pelos movimentos).

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo e da Agência Brasil