A Prefeitura de Santana do Cariri iniciou nesta quarta-feira (10) a desmontagem da estátua da beata Benigna Cardoso, localizada no Santuário do bairro Inhamuns. O processo, realizado manualmente e com acompanhamento técnico, conta com a aprovação da Igreja Católica e supervisão da Diocese do Crato, que será responsável pela entrega oficial da nova imagem à comunidade.
A substituição ocorre às vésperas da tradicional romaria de outubro, que atrai milhares de fiéis ao Cariri. A nova escultura, de 26 metros de altura, foi redesenhada para melhor representar a beata e será instalada em um complexo religioso que inclui templo para missas campais, estacionamento, jardins e vias de acesso. O investimento total da obra é de cerca de R$ 15 milhões.
Natural de Santana do Cariri, Benigna Cardoso da Silva foi reconhecida pelo papa Francisco, em 2022, como a primeira beata do Ceará. Declarada mártir pela Congregação para as Causas dos Santos, sua morte em defesa da castidade, aos 13 anos, em 1941, foi considerada um exemplo de fé e atrai até hoje grande devoção popular.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo