quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Juazeiro do Norte é reconhecida pela Alece como Capital da Fanfarra no Ceará


A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quarta-feira (3), o projeto de lei que concede a Juazeiro do Norte o título de Capital da Fanfarra no Estado. A proposta, de autoria do deputado Stuart Castro (Avante), havia começado a tramitar em outubro de 2024 e foi aprovada por aclamação no Plenário 13 de Maio, às vésperas dos desfiles cívicos de 7 de setembro.

Na justificativa, o parlamentar ressaltou que a tradição das fanfarras é um marco cultural de Juazeiro, com destaque para o Encontro de Bandas e Fanfarras, realizado anualmente no aniversário do município, em julho. A cidade tem como pioneiros os grupos do Colégio Edson Ribeiro e do Colégio Rui Barbosa, onde surgiu a histórica FANAH (Fanfarra Águia de Haia), além de ser referência pela evolução das bandas marciais a partir dos anos 2000.

Com a aprovação, o texto segue agora para sanção do governador Elmano de Freitas (PT). Se transformado em lei, Juazeiro do Norte passará a ser oficialmente reconhecida como a Capital da Fanfarra no Ceará, reforçando sua tradição musical e cívica.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do Diário do Nordeste