Juazeiro do Norte encerrou, nesta segunda-feira (15), a Festa e Romaria de Nossa Senhora das Dores, padroeira da cidade. O cortejo saiu da Basílica Santuário e percorreu as ruas centrais até a Praça do Romeiro, acompanhado por milhares de devotos que marcaram presença no último dia dos festejos iniciados no fim de agosto.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Romaria, mais de 100 mil pessoas participaram da procissão, enquanto cerca de 400 mil passaram pela cidade ao longo dos 15 dias de celebrações. A programação contou com missa solene presidida pelo bispo dom Magnus Henrique Lopes, além da tradicional Bênção do Chapéu e despedida ao meio-dia, quando romeiros ergueram chapéus de palha em sinal de fé e devoção.
Durante o trajeto, cânticos e manifestações populares reforçaram a tradição que remonta ao tempo do Padre Cícero. Muitos romeiros viajaram de diferentes estados para pagar promessas, agradecer bênçãos ou renovar a fé. O encerramento ocorreu na Praça do Romeiro, com bênção do Santíssimo Sacramento e um show pirotécnico que iluminou o céu da cidade.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo