terça-feira, 7 de outubro de 2025

Antídoto para tratar pessoas intoxicadas por metanol chega ao Ceará


O Ceará recebeu, na madrugada desta segunda-feira (6), doses de etanol farmacêutico enviadas pelo Ministério da Saúde. O produto é um dos antídotos utilizados no tratamento de intoxicações por metanol. A medida ocorre após o registro de quatro casos suspeitos no estado, no último sábado (4) — dois deles já descartados. Um caso e uma morte seguem sob investigação.

A informação foi confirmada ao Diário do Nordeste pelo secretário executivo de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Antônio Lima Neto, conhecido como Tanta. O envio do antídoto faz parte das ações do Governo Federal diante do aumento de casos suspeitos e confirmados de intoxicação por metanol em diferentes regiões do país. As primeiras notificações ocorreram em São Paulo e se estenderam a outros estados.

Após as notificações no Ceará, o governador Elmano de Freitas (PT) informou que solicitou ao Ministério da Saúde o envio dos medicamentos necessários ao tratamento das vítimas, pedido que foi atendido durante o fim de semana.

*Da redação do Blog do Farias Júnior, com dados do Diário do Nordeste