O artesão cearense Aparecido Gonzaga Alves, conhecido como Mestre Din Alves, natural de Juazeiro do Norte, foi selecionado para expor suas obras no Museu do Louvre, em Paris. O artista integra um grupo de 18 criadores que participam de uma mostra no Carrousel du Louvre, espaço anexo ao museu, com exibição aberta ao público até o dia 19 de outubro.
Durante a exposição, Mestre Din apresenta duas esculturas. A primeira é uma releitura do Arco do Triunfo, um dos principais cartões-postais da capital francesa, reinterpretado com elementos da cultura do Cariri cearense. Já a segunda obra retrata um caminhão Pau de Arara conduzido por Patativa do Assaré, em homenagem às migrações nordestinas e à cultura popular.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o artista destacou o simbolismo das peças. “Tô levando duas obras de arte: uma representa a França com a cultura do Cariri, e a outra, o Caminhão Pau de Arara, que representa não só o Ceará, mas também minha cidade natal, Juazeiro do Norte”, afirmou.
*Da redação do BFJR, com dados do G1