quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Brasil e Estados Unidos se reúnem nesta quinta (16) para negociar tarifaço a produtos brasileiros


Brasil e Estados Unidos realizam nesta quinta-feira (16), em Washington, uma reunião para discutir o tarifaço imposto pelo governo de Donald Trump sobre produtos brasileiros desde agosto. O encontro reúne o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, designados pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Trump para tentar reverter as sobretaxas e resolver o impasse comercial.

A medida dos EUA, que aplica uma sobretaxa de até 50% sobre exportações brasileiras, tem afetado fortemente os setores industrial, agrícola e pesqueiro. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defende que o principal argumento do Brasil é mostrar que o tarifaço também encarece produtos para o consumidor norte-americano, além de lembrar que os EUA já têm superávit comercial em relação ao Brasil. A expectativa é de que o encontro possa abrir caminho para um novo acordo que reduza as tarifas e normalize o comércio bilateral.

Designado por Trump para conduzir as negociações, Marco Rubio é conhecido por sua postura rígida e por ter sido autor de sanções contra autoridades brasileiras. Ele convidou Mauro Vieira para liderar a delegação brasileira, que desembarcou em Washington na terça-feira (14). O tarifaço integra a política comercial da Casa Branca de elevar tarifas a países parceiros como forma de fortalecer a competitividade dos EUA frente à China. Entre os produtos atingidos estão café, frutas e carnes enquanto itens como suco de laranja, minérios e aeronaves ficaram de fora da lista inicial.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do GC MAIS e Agência Brasil