segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Ceará investiga segundo caso suspeito de intoxicação por metanol


O Ceará registrou mais um caso suspeito de intoxicação por metanol. O paciente está internado no Hospital Regional do Sertão Central, em Quixeramobim. Este é o segundo caso sob investigação no Estado. Apesar disso, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que, até as 8h30 deste domingo (5), não havia recebido notificação oficial sobre o caso suspeito em Fortaleza, registrado no Hospital Regional da Unimed.

A Sesa afirmou ter encaminhado aos municípios uma nota técnica do Ministério da Saúde reforçando a importância da detecção precoce e do tratamento adequado para esse tipo de intoxicação. Os Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde foram orientados a notificar imediatamente qualquer suspeita. A secretaria declarou ainda que segue monitorando a situação em articulação com os órgãos competentes.

Casos suspeitos são considerados quando pacientes que ingeriram bebida alcoólica apresentam piora ou persistência de sintomas entre 12 e 24 horas após o consumo. Entre os principais sinais estão embriaguez prolongada, desconforto gástrico e alterações visuais.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo