O Ceará chegou ao quarto caso suspeito de intoxicação por metanol. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o paciente foi atendido em Quixeramobim, a 212 quilômetros de Fortaleza o segundo caso notificado na cidade. O primeiro registro local, feito no sábado (4), foi descartado após exames iniciais darem negativo para a substância. Outro paciente, em Caucaia, também testou negativo em análise realizada pela Perícia Forense do Estado (Pefoce).
Além dos casos suspeitos, a Sesa investiga a morte de um homem de 55 anos, morador de São Gonçalo do Amarante, por possível intoxicação. Segundo o secretário executivo de Vigilância em Saúde, Antônio Lima Neto (Tanta), o histórico de alcoolismo do paciente motivou os exames específicos, com resultado previsto para esta segunda-feira (6). O governador Elmano de Freitas (PT) informou que o Ceará deve receber ainda hoje doses do antídoto contra o metanol, enviadas pelo Ministério da Saúde, e anunciou a criação de um grupo de trabalho com forças de segurança e Secretaria da Fazenda para intensificar a fiscalização e apreensão de bebidas adulteradas.
Conforme o Ministério da Saúde, o Brasil contabiliza 225 casos notificados de intoxicação por metanol, sendo 16 confirmados e 209 em investigação. O estado de São Paulo concentra a maioria das ocorrências, com 14 confirmações e 178 investigações em andamento. Ao todo, 13 unidades da Federação registram notificações, incluindo o Ceará. O País soma duas mortes confirmadas ambas em São Paulo e 13 óbitos ainda sob apuração.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo