O ex-presidente da França Nicolas Sarkozy deu início, no dia 21 de outubro de 2025, ao cumprimento de uma pena de cinco anos de prisão no presídio La Santé, em Paris. Ele foi condenado por conspiração criminosa envolvendo captação de recursos do regime líbio de Muammar Gaddafi para a sua campanha de 2007.
A sentença marca um episódio histórico na política francesa: Sarkozy é o primeiro ex-presidente da República a ser efetivamente preso.
Na sua entrada no presídio, ele foi escoltado por um grande reforço policial, simpatizantes e acompanhado da sua esposa, Carla Bruni. No local, cumprirá sua pena em regime de isolamento, em razão de sua alta visibilidade e para garantir sua segurança.
Sarkozy mantém que é vítima de perseguição política e afirmou que continuará a recorrer da condenação, enquanto sua equipe jurídica já afirmou que vai requerer liberdade condicional.
A condenação e prisão de Sarkozy abrem um debate sobre responsabilização de altos mandatários e sobre a independência do sistema judiciário em casos de grande repercussão política.
*Da redação do blog do Farias Júnior com Reuters.
*Foto: AFP