Durante a operação denominada “Dose Limpa”, realizada nesta quinta-feira (23) em Fortaleza, dois estabelecimentos comerciais localizados no bairro Maraponga foram alvos de fiscalização e tiveram seus estoques interditados. Aproximadamente 200 mil litros de bebidas com suspeita de adulteração foram apreendidos.
A ação foi deflagrada na quarta-feira (22) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) com o apoio do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Receita Federal e de outras forças federais e estaduais. O foco é impedir a venda de bebidas alcoólicas que possam conter substâncias perigosas, como metanol, utilizada em fraudes e que já provocou mortes e intoxicações em diversas partes do país.
Segundo a SSPDS-CE, os dois pontos vistoriados receberam autos de infração e ordens de fechamento. O material apreendido será submetido a perícia para confirmar se houve adulteração. Esta operação reforça a preocupação com a circulação de bebidas fora da cadeia formal, com risco à saúde. A população é orientada a exigir nota fiscal, observar lacres e desconfiar de ofertas “muito baratas” ou locais sem controle sanitário.
*Da redação do Blog do Farias Júnior O POVO.