Os profissionais da saúde têm até domingo, 12, para se inscrever na segunda chamada do programa Mais Médicos Especialistas, que busca ampliar o acesso a atendimentos especializados no Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará, estão disponíveis seis vagas imediatas e 228 para cadastro reserva em hospitais e ambulatórios especializados da rede pública.
As inscrições devem ser realizadas pela plataforma da UNA-SUS, onde os médicos informam as áreas e localidades de interesse. Em todo o país, há cerca de 3 mil postos de trabalho em unidades do SUS. Os profissionais selecionados serão convocados conforme a disponibilidade de vagas nas instituições, com oportunidades em áreas como anestesiologia, cirurgia geral, ginecologia, cardiologia, radiologia e oncologia clínica.
Além de reforçar o atendimento nas unidades de saúde, o programa oferece capacitação de 12 meses, com 16 horas semanais de prática assistencial e quatro horas de atividades educacionais, incluindo mentoria e imersões. Os cursos, ministrados por profissionais do Proadi-SUS e da Rede Ebserh, abordarão temas como oncologia, radioterapia e ultrassonografia mamária diagnóstica.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo