quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Quadrilha é presa após furtar máquinas da Transposiçào


Investigadores da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Civil do Estado de São Paulo desarticularam uma quadrilha interestadual que furtou máquinas pesadas utilizadas nas obras da Transposição do Rio São Francisco. Seis suspeitos, sendo quatro homens e duas mulheres, foram presos durante operação que cumpriu seis mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão em São José do Rio Preto, Guapiaçu e Planalto (SP).

A investigação, conduzida pela Delegacia de Ipaumirim (CE), identificou que o grupo agiu em estados como Ceará, Pernambuco e Paraíba. No caso do Ceará, o furto ocorreu em 29 de setembro de 2025, no trecho do Ramal do Salgado, município de Ipaumirim. O prejuízo estimado é de cerca de R$ 1 milhão, valor correspondente aos equipamentos subtraídos.

Segundo o delegado Felipe Lira, o modo de ação da quadrilha era complexo e bem organizado. Os criminosos utilizavam transportadoras e os Correios para despachar os módulos e painéis das máquinas pesadas para fora do estado, onde eram comercializados no mercado paralelo. Alguns integrantes já tinham antecedentes criminais por furtos em outros estados como Bahia, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com O GC+.