terça-feira, 21 de outubro de 2025

STF retoma julgamento de réus do Núcleo 4 da trama golpista


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta terça-feira (21) o julgamento dos sete réus do Núcleo 4 da chamada trama golpista, referente a ações ocorridas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. O grupo é acusado de integrar uma organização voltada à disseminação de desinformação e ataques virtuais contra instituições e autoridades em 2022.

O julgamento teve início na semana passada, quando a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação dos réus, enquanto as defesas solicitaram absolvição e negaram qualquer envolvimento nas ações investigadas. Entre os acusados estão militares da reserva e um policial federal: Ailton Gonçalves Moraes Barros, Ângelo Martins Denicoli, Giancarlo Gomes Rodrigues, Guilherme Marques de Almeida, Reginaldo Vieira de Abreu, Marcelo Araújo Bormevet e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal. Eles respondem por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado.

A sessão será aberta com o voto do relator, ministro Alexandre de Moraes, que vai definir se os acusados serão condenados ou absolvidos. Em caso de condenação, Moraes também anunciará as penas. Depois dele, votarão os ministros Cristiano Zanin, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Flávio Dino, que preside o colegiado. Caso haja condenação, os réus não serão presos imediatamente, pois as defesas ainda poderão recorrer da decisão.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Agência