Um incêndio na Zona Azul da COP30, em Belém, interrompeu a movimentação dos participantes por volta das 14h desta quinta-feira (20), quando alertas de “fire” começaram a ecoar pelos corredores. Equipes de segurança e bombeiros civis orientaram a evacuação imediata, o que gerou correria em uma área extensa, que ultrapassa um quilômetro entre o portão principal e as salas de reunião.
O fogo teve início no Pavilhão dos Países, próximo ao estande da China, a poucos metros da entrada oficial do evento. As chamas atingiram o material de revestimento dos estandes, consumindo rapidamente a cobertura. O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o material utilizado é antichamas e resistente ao fogo, o que ajudou a conter a propagação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Pará, que possui uma base em frente ao local, o incêndio foi controlado em apenas seis minutos com o uso de 244 extintores, mangueiras e um efetivo de 56 agentes. As causas ainda serão investigadas, mas a principal suspeita é de falha em algum equipamento eletrônico.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do CN7