terça-feira, 18 de novembro de 2025

Inep anula três questões do Enem 2025 após divulgação antecipada por estudante do Interior do Ceará


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. A decisão foi tomada após a circulação, nas redes sociais, de itens semelhantes divulgados por um estudante de Sobral, no Ceará.

Edcley Teixeira, universitário e professor de uma monitoria online preparatória para o Enem, apresentou em uma live no YouTube, no dia 11 de novembro, questões semelhantes às cobradas na prova aplicada no último domingo, 16.

Em nota oficial, o Inep informou que, diante dos relatos de possível antecipação de itens semelhantes aos do exame, a comissão assessora responsável pela elaboração das provas analisou o caso e decidiu pela anulação de três perguntas. A autarquia, no entanto, não revelou quais foram os itens invalidados.

O órgão ressaltou que nenhuma das questões exibidas pelo estudante foi utilizada de forma idêntica na edição de 2025. Segundo o Inep, as publicações continham apenas “similaridades pontuais” em relação às perguntas do exame.

O Instituto informou ainda que acionou a Polícia Federal, que irá investigar a autoria e a conduta dos envolvidos na divulgação dos itens, além de apurar possível quebra de sigilo ou ato de má-fé na veiculação indevida de conteúdo reservado.

*Da redação do BFJR, com dados do O Povo.
*Foto: AFP.