quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

2026 começará com energia mais barata

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária de janeiro será verde. Isso significa que a conta de luz não terá cobrança adicional, encerrando o ciclo da bandeira amarela que vigorou em dezembro (com taxa extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh).

A decisão reflete uma melhora importante no cenário de geração de energia. Apesar das chuvas terem ficado abaixo da média histórica em alguns momentos, os volumes registrados em novembro e dezembro foram suficientes para estabilizar os reservatórios das hidrelétricas. Com isso, o Operador Nacional do Sistema (ONS) não precisará acionar tantas usinas termelétricas que produzem energia mais cara e poluente, como ocorreu no final de 2025.

A volta da bandeira verde é um alívio direto para o bolso do consumidor e um incentivo para a economia, reduzindo custos operacionais para o comércio e a indústria logo no primeiro mês do ano. Mesmo com a boa notícia, a Aneel reforça o pedido para manter o uso consciente da energia, garantindo a sustentabilidade do sistema para os próximos meses.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com GC+