quarta-feira, 10 de dezembro de 2025

Cariri - Franquia de fast-food é multada por vender produtos vencidos


A unidade da rede internacional de fast-food Johnny Rockets localizada na praça de alimentação do Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, foi multada pela Vigilância Sanitária do município por comercializar produtos vencidos. A punição, oficializada em decisão administrativa publicada em 30 de outubro, estabelece multa de R$ 841 — equivalente a 100 UFIRM (Unidade Fiscal de Referência Municipal), cujo valor em 2025 é de R$ 8,41.

De acordo com o relatório da fiscalização, foram identificadas diversas irregularidades no estabelecimento, entre elas produtos com validade expirada que receberam nova rotulagem, itens com lote e prazo de validade apagados, temperos vencidos expostos nas mesas e molhos irregulares armazenados no estoque. Também foram encontrados produtos cárneos sem informações obrigatórias no rótulo. A Vigilância Sanitária apontou ainda que a empresa deixou de apresentar documentos solicitados em inspeções anteriores.

A decisão não cabe mais recurso e tem como base a legislação sanitária federal, incluindo a RDC nº 216/2004, que define boas práticas para serviços de alimentação, com regras de higiene, manipulação e conservação dos produtos.

Em nota, o Johnny Rockets negou as irregularidades e afirmou seguir rigorosamente as normas sanitárias. A empresa destacou que todos os funcionários possuem certificação em manipulação de alimentos e que o restaurante opera com procedimentos padronizados.

“Nossos colaboradores têm certificado de manipulação de alimentos e seguem boas práticas. Temos todos os POPs e a documentação exigida pela Vigilância Sanitária, além de alvará sanitário. Nossa cozinha é aberta para que os clientes acompanhem o preparo. Tudo é feito com luvas, toucas; ninguém acessa a cozinha sem esses itens”, diz o comunicado.

A rede também classificou como “inverídicas” as informações divulgadas nas redes sociais sobre a fiscalização e afirmou estar à disposição para prestar esclarecimentos.

*Da redação do BFJR, com dados de O Povo/CBN
(Foto: Reprodução/Google Maps)