sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Fecomércio assume Caldas e Hotel das Fontes em Barbalha e coloca equipamentos na rota nacional de turismo do Sesc.

 
*Reprodução de redes sociais

Um dos destinos mais tradicionais do Cariri está prestes a ganhar uma cara nova. A partir de janeiro de 2026, a gestão do complexo turístico que engloba o Balneário do Caldas e o Hotel das Fontes, em Barbalha, passará a ser responsabilidade do Sistema Fecomércio, através do Sesc (Serviço Social do Comércio).

A concessão, aprovada pela Câmara Municipal, terá duração de 20 anos e prevê uma transformação completa nos equipamentos, com o objetivo de potencializar o turismo na região e gerar emprego e renda.

O investimento será pesado, com a previsão é de um aporte de cerca de R$ 100 milhões para modernização e reestruturação dos espaços.

Ao integrar a rede Sesc, os equipamentos de Barbalha entrarão no catálogo nacional da instituição. Isso significa que turistas de todo o Brasil que viajam pelo "Turismo Social" do Sesc poderão ter o Cariri como destino, aumentando o fluxo de visitantes.

O acordo garante que os empregos gerados sejam prioritariamente para moradores de Barbalha. Além disso, o Senac (braço educacional do sistema) atuará na capacitação da mão de obra local.

Além do Balneário e do Hotel das Fontes, a negociação também envolve a gestão do Parque da Cidade e do histórico Casarão Hotel.

O Sesc tem um prazo inicial de 60 dias para apresentar um plano detalhado de ocupação e melhorias. A expectativa é que essa parceria não apenas recupere o brilho histórico do Caldas, mas o transforme em um polo turístico de excelência para todo o Nordeste.



*Da redação do Blog do Farias Júnior com Assessoria.