O Flamengo confirmou a fase histórica e garantiu, nesta quarta-feira (3), o título do Campeonato Brasileiro ao vencer o Ceará por 1 a 0 no Maracanã. O gol de Samuel Lino selou uma temporada avassaladora, na qual o Rubro-Negro já havia levantado a Supercopa do Brasil, o Campeonato Carioca e a Copa Libertadores da América. Com o resultado, o clube chega ao seu nono título nacional, somando agora conquistas em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019, 2020 e 2025.
A vitória levou o Flamengo aos 78 pontos, número que tornou impossível qualquer aproximação do Palmeiras, que também venceu na rodada — 3 a 0 sobre o Atlético-MG, em Belo Horizonte — mas estacionou nos 73 pontos. No Maracanã, diante de mais de 73 mil torcedores, a equipe de Filipe Luís enfrentou dificuldades para furar a retranca cearense, que se defendia em linhas baixas. As principais chegadas rubro-negras surgiam em chutes de média distância, enquanto o Vozão tentava surpreender em bolas longas para Pedro Raul.
O cenário mudou aos 36 minutos do primeiro tempo, quando Carrascal encontrou Samuel Lino em profundidade, e o atacante finalizou entre as pernas do goleiro Bruno Ferreira. No segundo tempo, mesmo administrando o desgaste após a recente conquista da Libertadores, o Flamengo controlou o jogo e segurou a pressão adversária. Em Minas, o Palmeiras que jogou toda a etapa final com um a menos após a expulsão de Piquerez ainda ampliou com Luighi, mas o triunfo palmeirense de nada adiantou. No apito final, o Maracanã explodiu: o Rubro-Negro é campeão brasileiro novamente.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados da Agência Brasil