A Polícia Civil do Ceará deflagrou, nesta quinta-feira (11), a Operação Erosão, desencadeada após investigação da Delegacia Seccional de Iguatu. A ação teve como foco desarticular um esquema de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas ligado a uma organização criminosa de origem carioca com atuação no Estado, sobretudo na região Centro-Sul.
A ofensiva cumpriu mandados de prisão e busca e apreensão em Iguatu, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Crato e Itapipoca, resultando na prisão de oito pessoas e no sequestro de bens avaliados em mais de R$ 3,6 milhões. Entre os detidos estão dois policiais militares. Os agentes também apreenderam armas, munições, drogas, documentos, dispositivos eletrônicos e mais de R$ 90 mil em espécie, além de bloquearem contas bancárias relacionadas ao grupo.
Segundo a PCCE, a investigação identificou movimentações financeiras suspeitas utilizadas para ocultar valores provenientes de atividades ilícitas. O esquema envolvia pessoas físicas e jurídicas usadas para mascarar patrimônio e facilitar a circulação do dinheiro. A operação, que contou com apoio do DPI-Sul e da Delegacia Regional de Iguatu, representa um duro golpe no braço financeiro da organização criminosa.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do CN7