sexta-feira, 2 de janeiro de 2026

2026 já começou com o novo "Desconto Social" na conta de luz e deve aliviar o orçamento de famílias de baixa renda.

Entrou em vigor nesta quinta-feira, 1º de janeiro, o novo Desconto Social de Energia Elétrica, uma medida que amplia o alcance dos benefícios tarifários para famílias de baixa renda que não se enquadravam na tradicional Tarifa Social.

A novidade beneficia quem está inscrito no CadÚnico e possui renda mensal per capita entre meio e um salário mínimo (R$ 810 a R$ 1.621, pelo novo piso nacional). Diferente da Tarifa Social, que já garante isenção para os mais vulneráveis, este novo mecanismo oferece uma redução na fatura para o consumo de até 120 kWh mensais. Quem ultrapassar esse limite paga a tarifa cheia apenas sobre o excedente.

Para regiões como o Nordeste e estados como o Ceará, onde o custo da energia tem um peso desproporcional no orçamento familiar, a medida chega em boa hora. A concessão do desconto é automática para quem está com os dados atualizados no CadÚnico e é titular da conta de luz, eliminando a burocracia do pedido formal.

Além do novo desconto, o consumidor conta com outro fator positivo para janeiro: a vigência da Bandeira Tarifária Verde, que não cobra taxas extras na conta. Juntas, essas medidas representam um respiro financeiro essencial, permitindo que as famílias redirecionem recursos da conta de luz para outras necessidades básicas, como alimentação e saúde, logo no início do ano.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com gc+..