quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas e amplia acesso a tratamentos no Brasil

 

Em uma decisão considerada um divisor de águas para a saúde pública brasileira, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (28), a regulamentação do cultivo de cannabis para fins medicinais e científicos por empresas em solo nacional. A medida altera o cenário vigente desde 2019, permitindo que o ciclo completo, do plantio à extração e fabricação dos fármacos, ocorra dentro do país, sob rigorosa fiscalização e controle de qualidade.

A nova norma visa reduzir a dependência das importações e, consequentemente, baratear o custo final dos medicamentos para os pacientes. O texto aprovado estabelece critérios estritos de segurança, incluindo o monitoramento das concentrações de CBD (Canabidiol) e THC (Tetrahidrocanabinol), além de exigências de infraestrutura que impeçam o desvio da produção para fins não medicinais. 

Com a ampliação da oferta e a nacionalização da produção, a expectativa é que o acesso a tratamentos para condições crônicas e refratárias seja democratizado, consolidando o Brasil como um player importante na pesquisa e desenvolvimento de fitofármacos canabinoides.

*Da redação do Blog do Farias Júnior com G1.