O Ceará contabilizou chuvas em 32 municípios entre as 7h de quarta-feira (14) e as 7h desta quinta-feira (15), conforme balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As precipitações se concentraram principalmente nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana, Maciço de Baturité e Cariri, com Iguatu registrando o maior acumulado do período, de 31 milímetros.
Outros municípios também tiveram registros significativos, como Icó, com até 20 mm, Guaramiranga (12,6 mm), Orós (11 mm), Cariús (9 mm) e Itapiúna (8 mm). Em Fortaleza, até o momento, não houve registro de chuva. Segundo a Funceme, as precipitações são provocadas por áreas de instabilidade vindas do Leste do Nordeste e do Oceano Atlântico, associadas a efeitos locais.
A previsão indica céu variando entre parcialmente nublado e poucas nuvens até sexta-feira (16), com possibilidade de chuvas isoladas em diversas macrorregiões, especialmente no litoral durante a madrugada e manhã, e no Interior no fim da tarde e noite. As temperaturas máximas devem oscilar entre 34°C e 38°C na Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns e Litoral Norte, enquanto Fortaleza pode registrar variação entre 25°C e 33°C, com ventos de até 50 km/h e baixa umidade no Interior.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo