O Ceará registrou chuvas em 143 municípios entre as 7h de segunda-feira (26) e as 7h desta terça-feira (27), segundo balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As principais precipitações foram observadas nas regiões do Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns, Litoral do Pecém e Cariri, com volumes elevados em diversos pontos do estado.
Inicialmente, Jijoca de Jericoacoara aparecia como o município com maior índice pluviométrico, somando 102 milímetros (mm). No entanto, a Funceme incluiu posteriormente um posto de Fortaleza no sistema, que registrou 125 mm, passando a Capital a liderar o ranking. Também tiveram destaque Granja (91 mm), Moraújo (89 mm), Maracanaú (85 mm), Iguatu (84,5 mm), Cedro (83 mm), Chaval (79 mm), São Gonçalo do Amarante (72 mm), Bela Cruz (67 mm), Independência (67 mm) e Camocim (65 mm).
Em Fortaleza, as chuvas provocaram transtornos como alagamentos, lentidão no trânsito e desligamento de sinais em vias importantes. A previsão da Funceme indica manutenção da instabilidade atmosférica, com possibilidade de chuvas moderadas a fortes, descargas elétricas e rajadas de vento nos próximos dias, influenciadas pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis e pela Zona de Convergência Intertropical, além de temperaturas mais amenas em grande parte do estado.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do O Povo