quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Três municípios cearenses realizarão novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deve definir, na próxima segunda-feira (12), o cronograma para as novas eleições suplementares em três municípios cearenses: Choró, Potiretama e Senador Sá. A expectativa técnica é que as votações ocorram simultaneamente no dia 1º de março, aguardando apenas a homologação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A medida é reflexo de um cenário de crise administrativa e decisões judiciais que resultaram na anulação dos resultados dos pleitos de 2024 nessas cidades.

Entenda o que aconteceu em cada município

No município de Choró, a nova eleição foi convocada após a cassação da chapa eleita composta por Bebeto Queiroz (PSB) e Bruno Jucá (PRD). O prefeito eleito é alvo de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público por suspeitas de compra de votos, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. Atualmente, Bebeto é considerado foragido da Justiça, e o inquérito corre sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF).

Senador Sá: Abuso de poder e "showmício"

Em Senador Sá, a Justiça Eleitoral confirmou a cassação de Bel Júnior e sua vice, Professora Maria (ambos do PP). O motivo foi a realização da "Cavalgada do Bel", evento caracterizado como showmício ilegal financiado com recursos públicos durante a campanha de 2024. Apesar de tentativas de recurso, a inelegibilidade de Bel Júnior foi mantida em duas instâncias.

Potiretama: Prisão preventiva e vacância

O caso de Potiretama envolve a cassação de Luan Dantas (PP) e Solange Capelo (PT) por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. Somando-se à crise política, o prefeito cassado encontra-se em prisão preventiva desde abril de 2025, suspeito de ser o mentor intelectual de um incêndio criminoso na cidade de Alto Santo. Atualmente, a prefeitura é gerida interinamente pelo presidente da Câmara Municipal.

Histórico recente

*Da redação do Blog do Farias Júnior com GC+.