O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, enviou uma carta ao senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) agradecendo pela disposição de formar uma “equipe de transição” para atuar em conjunto com o governo norte-americano caso vença as eleições de outubro. No documento, datado de 23 de junho de 2026, Rubio afirma que os EUA estão prontos para cooperar com o futuro governo brasileiro em negociações voltadas ao comércio e aos investimentos entre os dois países.
A correspondência também aborda temas da agenda bilateral, como a investigação comercial aberta pelos Estados Unidos contra o Brasil e a proposta de impor tarifas de 25% sobre produtos brasileiros. Rubio cita que ainda existem divergências relacionadas a tarifas preferenciais, acesso ao mercado de etanol, desmatamento ilegal e proteção da propriedade intelectual, além de mencionar que uma audiência pública sobre o caso está marcada para 6 de julho.
O secretário ainda agradeceu o apoio de Flávio Bolsonaro à classificação das facções PCC e Comando Vermelho como organizações terroristas pelos Estados Unidos. A carta foi enviada após visita do senador a Washington e responde a uma mensagem anterior em que o parlamentar manifestou interesse em acelerar um amplo acordo comercial entre os dois países caso seja eleito presidente.
*Da redação do Blog do Farias Júnior com dados do G1