terça-feira, 31 de maio de 2022

Corte orçamentário irá reduzir 14,54% da renda anual da UFCA

Foto: Yago Pontes/CBN Cariri

As Universidades Federais sofreram um novo corte orçamentário que irá impactar expressivamente o funcionamento e a manutenção das instituições de ensino superior nas mais diversas atividades. 


Na última sexta-feira(27), A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou nota expressando descontentamento com a medida afirmando ser "inadmissível, incompreensível e injustificável”.


Na Universidade Federal do Cariri(UFCA) a redução será de 14.54% do orçamento anual, o que representa R$4.2 milhões de reais. 


Em entrevista ao jornalista Farias Júnior no Programa O POVO no rádio da CBN Cariri nesta segunda-feira(30), o Pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Juscelino Silva, e o Pró-reitor de Administração Silvério Freitas Paiva, da UFCA falaram sobre os principais impactos da redução no orçamento.


Segundo Juscelino essa redução no repasse da verba anual influencia diretamente nos serviços essenciais da universidade. "Estes valores abrangem praticamente todos os nossos serviços essenciais e até uma parte da assistência estudantil é paga com esse orçamento”, disse.


Apesar do impacto direto na disponibilidade orçamentária, Silvério esclarece que as bolsas e auxílios serão prioridade de pagamento. “As nossas bolsas e auxílios, a gente vai dar prioridade para fazer o pagamento e o que vai ser prejudicado serão os contratos contínuos” estipula. De acordo com ele, a equipe já pensa em um plano de revisão de contratos. 



*Da redação do BFJR.