Nesta terça-feira (17), o Congresso dos EUA sediou uma audiência pública, com transmissão online, para atualizar as informações referentes à “Força-Tarefa de Fenômenos Aéreos Não Identificados” (UAPs), programa dedicado às investigações sobre o que também chamamos de objetos voadores não identificados (OVNIs).
Conduzida pelo Subcomitê de Contra-Terrorismo, Contrainteligência e Contra-Proliferação da Câmara, a audiência seguiu na esteira de um relatório preliminar apresentado no ano passado ao Congresso pelo diretor do Escritório de Inteligência Nacional.
Além disso, a Lei de Autorização de Defesa Nacional exigia que os militares criassem um escritório permanente para abrigar os esforços de investigação de ONVIs, apresentando ao Congresso um relatório anual e resumos de atividades duas vezes por ano. O escritório é conhecido como Grupo de Identificação e Gerenciamento de Sincronização de Objetos Aéreos (AOIMSG).
Congressista diz que OVNIs são “potencial ameaça à segurança nacional”
“Hoje, vamos tirar essa organização das sombras”, disse o presidente do subcomitê, André Carson, que é deputado do estado de Indiana pelo Partido Democrata, durante a abertura da audiência. “Chamando os UAPs de potencial ameaça à segurança nacional”, declarou ele, afirmando que os pilotos militares que avistaram OVNIs foram ridicularizados por muito tempo.
“Os pilotos evitaram reportar ou riram quando o fizeram”, disse Carson. “Funcionários do Departamento de Defesa relegaram a questão para os bastidores, ou a varreram inteiramente para debaixo do tapete, com medo de uma comunidade de segurança nacional cética”.
*Da redação do BFJ, com Olhar Digital.