A Secretaria de Saúde de Cedro, a 387 quilômetros de Fortaleza, informou nesta quinta-feira, 16, a notificação de um caso suspeito de varíola dos macacos em um morador do município. De acordo com nota divulgada pela pasta, trata-se de um homem de 54 anos que recentemente teve contato com pessoa residente no estado de São Paulo, onde já foram confirmados quatro casos da doença.
Ainda de acordo com a secretaria, o paciente apresentou os primeiros sintomas da infecção nessa quarta-feira, 15, quando deu entrada no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, onde permanece internado. O estado de saúde dele, acrescenta a pasta, é considerado estável.
Seguindo o procedimento padrão para casos suspeitos da doença, a Vigilância Epidemiológica Municipal infirmou notificou o registro ao Ministério da Saúde (MS) e mantém o monitoramento do paciente e das pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias. As amostras genéticas do homem foram encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência para diagnóstico de casos de varíola dos macacos na Região Nordeste e no estado fluminense. O resultado deve sair em até 21 dias.
*Da redação do BFJ, com O Povo.